ORIENTAÇÕES PRÉ-COLETA

ORIENTAÇÕES PRÉ-COLETA2018-09-21T17:01:52+00:00

Confira as orientações pré coleta:

  1. Este kit contém uma espátula de madeira, uma colher plástica, um pote coletor e um pote graduado para envio da amostra.
  1. Colete as fezes no pote coletor, homogenize as fezes usando a espátula de madeira, recolha uma quantia usando a colher plástica, até a medida indicada no pote menor.
  1. Se forem coletadas a noite mantê-las na geladeira e enviar a amostra ao laboratório no período da manhã.
  1. Armazenar o suficiente da amostra até a marca no frasco mencionada.

OBS: Não aceitaremos potes com excesso de fezes.

Para se obter exatidão de resultados é imprescindível que a urina seja colhida cuidadosamente, seguindo esta orientação.

  1. Pela manhã ao levantar-se o paciente deve esvaziar completamente a bexiga (não colher essa urina), e marcar a hora e os minutos desta micção (7 hrs por exemplo).
  1. A próxima vez que for urinar, como todas as outras vezes (durante 24 hrs), colher no frasco fornecido pelo laboratório, colhendo também a última amostra, tem que ser no mesmo horário que desprezou ontem. Manter sempre o material em geladeira para evitar a fermentação.
  1. Após terminar a coleta de urina, encaminhar-se ao laboratório para a entrega do material e coleta de sangue, em jejum de 08 hrs, anotar o peso e altura.
  1. Durante todo o período de coleta de urina o paciente deve tomar bastante liquido (mínimo de 2 litros), para manter a filtração renal adequada.
  1. Evitar grande ingestão de carnes e medicamentos durante a coleta de urina ou se não for possível anotar o nome dos mesmos.
  1. O exame de Urina 1 deve ser colhido antes do uso de medicamentos que alterem o exame como antibióticos em geral. Se necessário anotar o nome do medicamento em uso. Não manter relação sexual no dia anterior a coleta. As mulheres não colher no período menstrual (3 dias antes ou 3 dias depois da menstruação).
  1. Fazer rigorosa assepsia nos genitais externos com água e sabão.
  1. Retirar o excesso de sabão com bastante água e enxugar com toalha ou gaze seca.
  1. Começar a colher a urina no frasco nº 1 (pode encher o frasco) e continuar no frasco nº 2 até a metade, desprezar o final da urina no vaso sanitário.
  1. Enviar o material imediatamente ao laboratório ou manter em geladeira no máximo por 3 (três) horas.
  1. Horário de Entrega das 6:30 as 10:00 horas.

Na realização desse exame é preciso seguir alguns cuidados técnicos, para evitar contaminação:

  1. O paciente deve ficar 5 dias sem ejaculação (relação sexual ou masturbação);
  1. Lavar as mãos com sabonete neutro e anti séptico, insistentemente, até se ter certeza de que as mãos estejam bem limpas;
  1. O paciente deve urinar cerca de 10 minutos antes de colher o esperma;
  1. Lavar o pênis com o mesmo tipo de sabonete utilizado na lavagem das mãos. Tomar especiais cuidados na lavagem da glande e do prepúcio;
  1. O esperma é colhido por automasturbação em frasco estéril;
  1. As mãos e o pênis devem ser secos em papel higiênico ou toalha limpa;
  1. Se possível o esperma deve ser coletado no próprio laboratório, para evitar o crescimento de bactérias, devido o tempo de transporte. Este pode ser afetado por temperaturas mais elevadas;
  1. Enviar o material imediatamente ao laboratório, conforme horário marcado;
  1. Realizar jejum de 8 horas;
  1. Em caso de uso de medicamentos trazer os nomes dos mesmos.

Para a realização desta prova o paciente deverá colher simultaneamente urina de 24 horas (vide orientação abaixo) e sangue após o termino da coleta de urina.

Pelo menos por 3 (três) dias antes da realização do teste, o paciente deverá receber de 150 a 250 gramas de carboidratos (açúcar) por dia, além da sua dieta normal, procedendo da seguinte maneira:

  1. O paciente deverá comer doces entre as refeições e ao deitar-se, durante os 3 (três) dias acima mencionados.
  1. No decorrer do quarto dia, comer doces apenas após o almoço e após o jantar (pode se alimentar até ás 22:00 hrs), a partir desse horário fazer jejum absoluto de 08 horas, até a realização do teste no dia seguinte.
  1. Durante o período de jejum, o paciente não deverá tomar nenhum medicamento que possa alterar o resultado do exame, e também não fumar.
  1. O paciente deverá dirigir-se ao laboratório às 07:00 hrs da manhã (conforme foi marcado), trazendo a primeira urina do dia colhida em casa.

OBS: A dieta prévia para a realização do teste é fundamental, para que se tenha uma padronização do teste, e evitar resultados falso-positivos decorrentes de uma ingestão calórica inadequada (alimentação com baixo teor de carboidratos).

A dieta rica em carboidratos deverá se estender de 5 a 7 dias, se o paciente estiver com abstinência de carboidratos na alimentação.

  1. Fazer a dieta rigorosamente durante quatro dias e no último dia colher uma amostra de fezes (no frasco fornecido pelo laboratório).
  1. EVITAR o uso de medicamentos irritantes da mucosa gástrica. (Ex: antiinflamatórios, corticoides, aspirina), porém não interromper medicação em uso sem consultar seu médico.
  1. EVITAR também ingestão de bebidas alcoólicas.
  1. ALIMENTOS PROIBIDOS: Beterraba, cenoura, rabanete, couve-flor, nabo, lentilha, carnes (vaca, porco, frango ou peixe), ou compostos a base de ferro.
  1. ALIMENTOS PERMITIDOS: Arroz, feijão, batata, macarrão, queijos, ovos, leite, pão (sem manteiga), vegetais crus ou cozidos e frutas.

OBS: Não escovar os dentes durante os dois últimos dias; Não colher no período menstrual ou quando houver hemorróidas com sangramento.

Para a exatidão do resultado é imprescindível que seja seguida esta orientação.

  1. Este exame consiste em 03 amostras de fezes, que deverão ser colhidas com o intervalo de 2 a 4 dias entra elas.
  1. A 1ª amostra deve ser colhida no copo descartável, homogeneizada com a espátula, depois pegue uma colher rasa de fezes e coloque no frasco com conservante (MIF), feche bem e agite por 1 minuto. Guarde as fezes em lugar fresco, longe de calor, ou na geladeira.
  1. A 2ª amostra devera ser colhida como foi a 1ª, dando o intervalo de 2 a 4 dias, entra elas.
  1. A 3ª amostra devera também ser colhida no copo descartável, homogeneizada com a espátula e com a ajuda da colher colocar no frasco sem o conservante, até a marca.

Levar o material para o laboratório, somente após terminar as 03 coletas, se necessário manter em geladeira.

Coleta de sangue; para a realização deste exame é fundamental seguir às instruções abaixo, para maior confiabilidade do resultado:

  1. Ausência de ejaculação (relação sexual ou masturbação) por pelo menos 2 dias;
  1. Não usar bicicleta comum ou ergométrica por pelo menos 3 dias. Evitar andar de moto e a cavalo;
  1. Ultrassom da Próstata ou Transretal aguardar pelo menos 7 dias;
  1. Colonoscopia aguardar pelo menos 15 dias;
  1. Biopsia da Próstata aguardar pelo menos 30 dias;
  1. Toque Retal aguardar pelo menos 3 dias;
  1. Observar jejum de 8 horas;
  1. Em caso de uso de medicamento pela manhã, tomar somente após a coleta.
  • Este exame deve ser agendado, marcar antecipadamente o dia e o horário da coleta.
  • Não fazer o uso de pomada ginecológica (mínimo 48 horas).
  • Para a coleta vir ao laboratório sem urinar e sem tomar banho.
  • Não manter relação sexual no dia anterior a coleta, não estar menstruada.
  • Não fazer uso de antibióticos.